Educação é coisa séria!

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terça-feira, 22 de maio de 2012

O direito de ser, sendo diferente, na escola.


       Muito foi levantado e questionado sobre a inclusão e a integração nas escolas ditas como democráticas no Brasil e em muitos lugares por todo o mundo.
      Mas para chegarmos ao nível de igualdade de diferenças e a qualidade de ensino que desejamos ainda existe um longo caminho a percorrer, porém não é impossível. Para que tudo comece a caminhar basta que sejam quebrados todos os paradigmas, os conceitos, a idealização dos modelos prontos (e que acreditam ser os certos e imutáveis) e principalmente a maneira de pensar sobre o que o diferente pode representar entre os demais.
      É preciso que todas as leis, principalmente a que todos têm direito a educação, sejam realmente colocadas em práticas, é preciso que todos entendam que ser diferente não significa um problema e sim um grande aprendizado, para ambas as partes, pois o dito “diferente” também se rotula como incapaz, todos são capazes de aprender com a diferença do outro, de se adaptar e trazer para o dia a da a realidade, a cultura, o saber de cada um.
    É preciso mudar a pensamento sobre os alunos que apresentam dificuldade ou que as pessoas com deficiência precisam de um reforço, um ensinamento diferenciado para que sejam capazes de acompanhar o ensino regular, isso realmente é muito importante desde que seja fora da própria organização escolar de ensino e que não sejam os alunos que frequentam esses reforços intitulados como fracassados por não acompanharem o ensino normal, como de fato ocorrem nos dias atuais.
      A escola precisa passar por um processo de reciclagem e seguir alguns princípios básicos e justos, como ser realmente democrática, justa e de igualdade, temos que quebrar as regras impostas de preconceitos e medos de não sermos preparados para o novo.
     Não existe maneira melhor de se trabalhar o tema inclusão, se não com a própria integração de todos juntos em sala de aula, de saber resolver os problemas assim que surgem com a ajuda de todos, não somente ser responsabilidade do professor, todos com certeza serão diferentes, terão conceitos diferentes a partir da convivência com qualquer que seja a diferença de um colega na escola, ele pode ser diferente, mas tem o direito igual de ser um aluno como outro qualquer. E é nesse pensamento que está toda a diferença na escola.

Um comentário:

  1. A inclusão escolar passa pelos aspectos ético e humano, e implica em uma mudança de perspectiva educacional, para que toda criança tenha direito a um ensino livre de preconceitos e voltado à cidadania.

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