Educação é coisa séria!

Educação é coisa séria!
Imagem formatada pelo grupo

terça-feira, 13 de março de 2012

                  Produção da imagem: Claudia Bertolucci



Construção de textos científicos

Observando alguns textos descritos por alunos, ou mesmo exercícios de interpretação de texto são notáveis a falta de entendimento sobre o assunto.
Muitos dos erros cometidos parte da própria formação dos professores. Um bom exemplo disso seria pedir para um professor construir um texto científico, alguns não sabem ou não tem idéia do formato que teria esse texto.
Sendo assim é importante destacar que temos que partir do princípio que um texto, não precisa ser somente escrito com palavras e nem mesmo longo, para ser um texto. Uma imagem, a fala, placas escritas ou de símbolo são consideradas textos.
Um exemplo: quando se vê uma placa assim:
Entendesse perfeitamente que é extremamente necessário que se faça silêncio naquele local, não precisou nada disso estar escrito para que qualquer pessoa que olhe entenda.
Para criar um texto científico é necessário que esse texto tenha:
·      Apresentação: o leitor precisa entender o que o escritor quer passar.
·      Metodologia de pesquisa: analisar como foi escrito e descrever o passo a passo da busca dos dados.
·  Desenvolvimento: deixar claro as interpretações de como chegou aos objetivos iniciais através das hipóteses levantadas.
·     Considerações finais: Concluir tudo que foi analisado e pesquisado.
O texto deve ser escrito com vocabulário formal de acordo com teorias de conhecimentos específicos e com objetividade, jamais pode ser colocado sentimento em um texto cientifico.
Coesão e coerência são fatores principais na construção de um texto.
Para o texto ser coeso, as várias palavras que indicam oposição, explicação, conclusão entre outras devem dar sentido ao mesmo, fazendo o leitor entender a sequência das atitudes.  E o texto coerente é aquele que mostra as idéias reais e lógicas.
Para finalizar a construção de um texto se baseia nos dados acima citados, porém não podemos deixar de citar que os vícios de linguagem, o gerundismo, a ambigüidade, o pleonasmo vicioso, o queísmo e a prolixidade são fatores importantes que devem ser levados em consideração para que se obtenha uma boa produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário